Miguel Pascoal
'' A pior ignorância é julgarmos que sabemos ''
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

“Cidade das acácias” (Cidade de Maputo)
O nome “cidade das acácias” é um nome atribuída a cidade de maputo pelos portugueses  que aqui viviam antigamente, isto porque na cidade de maputo existem inúmeras acácias espalhadas por quase todo lado que tornam a cidade linda.
Infelizmente hoje em dia quase que não se pode mais chamar-se da cidade de maputo “cidade das acácias” isto porque este nome esta sujeito a desaparecer um dia! devido ao abate e consequente destruição desta espécie de planta que tem sido admirada por muitos, principalmente os estrangeiros.

Aquela aparência previlégiada ao olhar de muitos quase que não existe mais em maputo não quero dizer com isto que não existem acácias. O actual número de acácias agora existente é muito inferior ao comparado ao que existia a 10 anos atrás.

A globalização também tem se feito sentir em Moçambique, e poderá ser este um dos vários factores que causa o desaparecimento desta espécie de planta. Antigamente não existiam muitos habitantes em maputo podendo este ser o motivo do crescente número de acácias mas não se pode dizer o mesmo actualmente infelizmente.

Na minha opinião o crescimento da população causou a crescente procura de espaços para a habitação, e nada mais e nada menos que recorrer ao espaço ocupado pelas acácias para o efeito. Não só isto mas também o facto de se consumir bebidas alcóolicas em locais públicos e sem sanitários onde as pessoas podem fazer, principalmente as necessidades menores acabando por isso recorrendo a esta planta (acácia), o ácido urico presente na urina é muito prejudicial as planta, visto que a urina é uma mistura de substâncias sem função no corpo humano.

Hoje em dia pode se andar pelas avenidas da cidade maputo não a verá da mesma forma como ela a 10 anos atrás! Mas a restauração da “cidade das acácias” no que tange ao plantio de novas acácias não deve ser vista como algo impossível, isto porque todos nós somos capazes de fazer isso. Basta o Conselho Municipal querer e pôr em prática este trabalho. Só para concluir dizer que basta existir vontade haverá sempre esperança.  
Miguel Pascoal
Enviado por Miguel Pascoal em 09/08/2015
Alterado em 10/08/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários