Miguel Pascoal
'' A pior ignorância é julgarmos que sabemos ''
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

Literatura e Oratura
Dependendo do contexto que o termo “literatura” pode encontrar-se inserido este pode ser interpretado de várias formas:

• ENQUADRAMENTO NA ÁREA ORAL

No que tange ao enquadramento do termo “literatura” na área oral este é conhecido ou tratada ou ainda chamado de “oratura.” Dizer literatura oral é o mesmo que dizer “Oratura”.
Desde os tempos mais remotos, e com o passar do tempo o Homem da antiguidade teve a necessidade de procurar um meio de comunicação um pouco mais adequado do que os sons e alguns outros sinais que eles usavam para faciliar a comunicação, foi assim que surgiu a “Oralidade” que em História chama-se “FONTE ORAL”.
Uma vez que os Homens não tinham qualquer conhecimento da “ESCRITA” pois não sabiam ler muito menos escrever, mas para conservar a sua tradição e histórias. A história do Homem diz que o Homem sem saber ler nem escrever mas sim sabendo falar então a única via para fazer registos das suas história, da sua tradição, estes gravavam nas suas memórias. E para ensinar-los o faziam oralmente e era de geração em geração ou por outra, de pessoas para pessoas.

• ENQUADRAMENTO NA ÁREA ESCRITA

O termo “literatura” na área escrita este é chamado de “LITERATURA OU LITERATURA ESCRITA”.
A literatura escrita poderá ter surgido séculos depois da escrita. A literatura escrita também basseia-se na “ORATURA OU LITERATURA ORAL”. O termo “literatura” deriva da palavra latina “Litteratura” que significava “o saber relativo à arte de escrever, ler, grámatica, instrução e irudição.” Na língua portuguesa o termo “literatura” foi pela primeira vez encontrado num texto datado de 21 de Março de 1510.

A literatura é muito vantajosa quando comparada com a Oratura, a vantagem reside no facto de a Literatura estar na forma escrita, enquanto que a oratura encontra-se gravado na memória dos Homens, este facto de estar gravada também tem suas vantagens por exemplo a oratura uma vez gravada na memória a única forma de transformar ou alterar algo é difícil, enquando na escrita é bem fácil transformar ou alterar  algo. Mas também a oratura tem suas desvantagens quando por vezes o contador da história esquece a história sendo obrigado a acrescentar algo que não faça parte da história. A literatura tem um autor mas a oratura não há como saber quem é o verdadeiro autor isto devido a sua natureza.
Miguel Pascoal
Enviado por Miguel Pascoal em 16/08/2015
Alterado em 04/09/2017
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários