Miguel Pascoal
'' A pior ignorância é julgarmos que sabemos ''
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

• Superioridade racial ou tráuma do colonialismo?
  Recordemo-nos de que Moçambique foi por muitos anos colonizado por Portugal, colonização esta que deixou um grande tráuma aos moçambicanos.
  A seguir vejamos o seguinte:
“[...] estive em um transporte que esta cheio de passageiros, derrepente entraram duas pessoas, uma mulher grávida e um branco, derrepente um velhinho levantou-se, eu pensei que queria ceder o espaço à mulher mas ele saiu do lugar e disse: "senhor sente aqui" todo mundo ficou meio sem jeito porquê ele cedeu o espaço para o branco e não à mulher [...] (De: Otília Tembe) ” E eu pergunto será isto tráuma da colonização? Isto porque na era colonial o branco e o negro não sentavam ou andavam no mesmo autocarro, mesmo na cidade quando um negro via um branco ele  apressava-se a deicer do passein ou berma da estrada para o branco passar.
Em plen no século XXI não podemos viver assim, a colonização já passou e já lá fazem muitos anos.
Hoje em dia, não existe superioridade racial ou seja o branco não é superior ao negro e nem o negro é superior ao branco. Na minha opinião o velho não cedeu o espaço por "respeito" mas sim porque ainda carrega consio o tráuma do colonialismo até os dias de hoje, muitos, principalmente os africanos acham que a raça branca é superior a negra o que não é verdade, isto porque todo aquele que é ser humano, não importa a cor da pele, sexo, nacionalidade, religião, vida financeira, etc TODOS SOMOS IGUAIS.
O colonialismo em Moçambique não se limitava só numa simples colonização mas mais do que isso, o trabalho duro sem qualquer tipo de remuneração, sem direito a descanço, trabalho mesmo fazendo frio, calor, chuva, etc. Acima de tudo não se explica que até hoje ainda vivamos numa sociedade onde existem diferenças sobre tudo raciais. Nós africanos por vezes nos julgamos inferiores aos outros isto porque consideramos a raça branca, como uma raça que sei lá, representa poder, nobreza ou seja dum modo geral representa superioridade sobre nós.
   Onde vamos para com isto? Temos que estar cientes de que estamos numa nova Era, passado é passado, os tempos  são outros, sei que as marcas da colonização  e dos respectivos castigos passaram ainda vivem na memória de muitos moçambicanos, mas não se justifica que até hoje ainda tenhamos isso como, sei lá o quê.
Nós não podemos nos sentir colonizados enquanto estamos livres.

• Autor: Miguel Pascoal

“sujeito a sofrer alterações.”
Miguel Pascoal
Enviado por Miguel Pascoal em 04/10/2015
Alterado em 09/11/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários